Se existe um assunto polêmico no meio do povo do Senhor é a questão da liderança entre mulheres. Há grandes líderes que apoiam o empoderamento feminino e a liderança da mulher, porém há muitos que julgam o contrário. Existem muitos púlpitos que se recusam a receber mulheres, o que é lamentável!
Quero aqui me posicionar no que diz respeito a palavra que Paulo libera em I Co 14. 34-36.
"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós"? 1 Coríntios 14:34-36
Lei da interpretação das escrituras.
Todo texto bíblico deve ser interpretado a luz do que outras passagens bíblicas dizem a respeito do mesmo assunto. A interpretação deve estar em harmonia com todos os outros textos das escrituras. Sendo assim quero deixar claro aqui algo que aprendemos na primeira aula do curso de teologia " a Bíblia explica a própria Bíblia".
Tenha em sua biblioteca livros que o ajudam no ensino da Palavra mas entenda que, para explicar a Bíblia nós precisamos apenas da própria Bíblia.
Muitas pessoas erram porque a lei da interpretação das escrituras vem sendo ignorada. Isso tem gerado erros profundos de interpretação bíblica, criação de doutrinas falsas e muita heresia.
No grego, existe apenas uma palavra para homem (nenhuma para marido) e somente uma palavra para mulher (nenhuma para esposa) - gyne-, sendo assim o primeiro aprendizado deste texto é que Paulo não está falando de mulheres em geral mas especificamente de esposas - "... se porém querem aprender alguma coisa interroguem em casa o seu próprio marido". Então podemos afirmar que Paulo está dizendo aqui que as esposas estejam caladas...
A.S.Worrel traduza esses versos assim: " Que as esposas fique em silêncio nas assembleias, pois não é permitido que falem, mas que estejam submissas, como também diz a lei. E, se desejarem aprender alguma coisa, que perguntem seus próprios maridos, em casa; pois é vergonhoso que uma esposa fale em uma assembleia".
Outro texto famoso que fala sobre este assunto é o de I Tm 2.11-15.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.1 Timóteo 2:11,12
Para entendermos bem os textos acima precisamos nos ater a seguinte informação:
•Paulo não se refere as mulheres em geral mas as esposas;
•Paulo está falando sobre aprender e perguntar (I Co 14.35; I Tm 2.11).
Contexto Histórico.
Na cultura Corintia as mulheres não podiam confrontar os homens em público, isso era considerado vergonhoso para o homem. Aparentemente alguma das mulheres que haviam se tornado cristãs pensavam que sua liberdade Cristã eles dava o direito de questionar os homens na duração em público. Tal pensamento estava causando divisões na igreja. Além disso, as mulheres daquela época não recebiam a mesma instrução religiosa formal, como os homens. No mínimo, o que estava acontecendo é que as mulheres estavam fazendo perguntas, atrapalhando os cultos de adoração, podendo esperar chegar em casa e perguntar a seus próprios maridos.
Paulo não proíbe a mulher de profetizar ou manifestar dons espirituais no culto, ele proibiu uma discussão indisciplinada que pode atrapalhar o andamento do culto.
À Você Mulher, que recebeu o chamado de Deus, Busque ao Senhor e leia a Palavra! Deus tem um chamado na sua vida!
Princesa Escolhida!
Qual o Valor de Uma Mulher?
Que Tipo de Mulher Você É?
DEVOCIONAL - Seja Você, Seja Original!
DEVOCIONAL - Re-conhecendo o Problema
DEVOCIONAL - Vencendo o Medo!
DEVOCIONAL - Kintsugi - A Arte de Recomeçar!